Sobre mim

Minha foto
Jovens Adoradores
Caucaia, Ceará, Brazil
Somos jovens adoradores e colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, seguindo Seu caminho conforme Sua vontade em nós!!!
Ver meu perfil completo

Seguidores

Nosso Arquivo

Translate

Visualizações

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Crianças Precoces

 Ola amados a postagem desta quinta-feira, esta voltada aos pais primeiramente e aos futuros pais rsrsrs...  Este é um breve resumo de artigo que encontrei na internet, um texto muito interessante que discorre sobre o processo de adultizaçao precoce.
 As crianças são as mais atingidas, pois são levadas ao amadurecimento precoce e, por conseqüência, atropelam o seu relógio biológico natural, onde a psique não se integra ao processo de maneira eequilibrada.
 Pesquisas cientificas afirmam que as meninas são as maiores vitimas, por conta dessa tendencia, estão menstruando mais cedo e o índice de gravidez indesejada aumentou consideravelmente nas ultimas décadas. Percebemos que a "adultização" precoce tem avançado e alcançando a sociedade como um todo.
  A sociedade que acredita no desenvolvimento da cibernética, na evolução imediatista e avançada somadas a tendência das pessoas de serem influenciadas pela “Sociedade do Espetáculo”, em que a ênfase está no belo, profano, colorido, exótico, saudável e jovem, tendo a criança como destaque. 

A influência da mídia, e mesmo de alguns pais e colegas, tem originado o processo  de adultizaçãoprecoce.
 Atualmente, observamos grande quantidade de crianças, especialmente meninas, que  com o consentimento dos pais  saem sozinhas ou em grupos de garotas da mesma faixa etária a passeios, shoppings, cinemas, lanchonetes, jogos, praias, eventos, programas de televisão, salões de beleza e nas “baladas” da vida trajadas como se já fossem mulheres, apresentando-se com roupas sensuais, maquiagem acentuada e salto alto. Em suas posturas, tentam simular o comportamento adulto.
 Muitas mães que tiveram uma educação rígida acabam sendo bastante coniventes, procurando se realizar e se afirmar nas atitudes das filhas. Por outro lado, apesar de inexperientes, as crianças são astutas e se apropriam das vantagens recebidas, passando a usar de certa autoridade sobre os pais, impondo-lhes seus direitos em determinadas situações. É perceptível, nesse tipo de relacionamento, filhos exigentes e pais complacentes. Mas a palavra de Deus diz:
“A criança não pode ser entregue a si mesma”, Pv 29.15.

 Essa facilidade para a menina assumir o comportamento de uma pequena mulher é perigosa, e o resultado disso veremos nas gerações futuras.
Alertamos os pais que sejam conscientizados dos perigos que rondam a mente dos filhos.   Esperamos uma atitude séria, confiante em Deus, que propicie um comportamento natural e direcionado à obediência ao Senhor. “O que busca cedo o bem busca favor” Pv 11.27.
 O verdadeiro amor está associado à disciplina, evitando que a criança entre por caminhos diferentes da vontade de Deus.
“O que retém a vara aborrece a seu filho; mas o que o ama, a seu tempo o castiga”, Pv 13.24.

Constatamos que o ensino da Palavra de Deus é primordial à educação cristã da criança:

 “Instrui a criança no caminho em que se deve andar, e até quando envelhecer não desviará dele”, Pv 22.5.

A criança, na sua dependência aos pais, será exercitada para uma personalidade equilibrada, caracterizada por responsabilidade, empatia e individualidade.
É na fase da infância que o caráter do indivíduo começa a ser formado, negativamente ou positivamente. Os papéis de infância são fundamentais, na forma que forem desenvolvidos para a construção da personalidade adulta. Não se pode queimar etapas! 
 Foi Deus quem idealizou a fase da infância, com suas características próprias, comportamentos e relacionamentos que lhe são peculiares. A criança deve ter prazer nas realizações dos papéis infantis: nos brinquedos, no lazer, nas estórias, no vestir etc. Disse Paulo: “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança, discorria como criança”, 1Co 13.11.

E como mudar essa situação?

Aplicando a Palavra de Deus, que tem poder de ação regeneradora e transformadora nos corações, instalando-se a vontade criadora do Nosso Senhor Jesus Cristo. Os pais devem levar muito a sério o Reino de Deus.
É fundamental ter uma vida de santificação ao Senhor, influenciando a família, tendo em vista que os pais são os referenciais dos filhos. “Sem a santificação ninguém verá o Senhor” (Hb 12.04).
Vale notificar que para muitos pais é a criança que é desobediente, ela é quem precisaria de mudança de comportamento. Entretanto, a mudança deve ocorrer também a partir dos pais ou responsáveis. O culto doméstico é indispensável nesse processo, pois une as forças da família e age como prevenção em relação ao engano e ao pecado.
A criança precisa ser amada, ouvida, precisa de atenção e de compreensão. Participar de suas necessidades, desejos e ansiedades são fundamentais.



Fonte: http://www.jovensadoradores.com/2012/02/os-perigos-da-adultizacao-precoce.html


Por Rafaela Barbosa





0 comentários: