Sobre mim

Minha foto
Jovens Adoradores
Caucaia, Ceará, Brazil
Somos jovens adoradores e colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, seguindo Seu caminho conforme Sua vontade em nós!!!
Ver meu perfil completo

Seguidores

Nosso Arquivo

Translate

Visualizações

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Libras como meio de Evangelizaçao.


   Você sabia que Libras é a segunda língua oficial do Brasil? Um decreto assinado em 2005 pelo então presidente Lula, reconhece Libras como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil.
   O decreto garante ainda a inclusão de Libras no sistema educacional brasileiro e demais locais públicos e privados. Apesar de todo esse avanço, a comunidade Surda sofre em virtude falta de material adequado para evangelizadão.
   Recentemente a Sociedade Bíblica do Brasil lançou o Biblilibra, projeto editorial iniciado em 2008, que conta com a parceria do Instituto de Expressão surda (IES) de Curitiba. A proposta é lançar até o final do ano histórias Bíblicas infantis na Língua de Sinais. O projeto é inédito no Brasil e tem por objetivo alcançar pessoas Surdas e não surdas para Cristo.
  A edição em Libras da coleção Aventuras da Bíblia apresenta, ainda, caráter didático e poderá ser usada em escolas. “Trata-se de uma iniciativa ímpar de inclusão, um momento importante para a Língua Brasileira de Sinais e cultura surda no Brasil. Num mesmo ambiente, crianças surdas e ouvintes poderão juntas se interessar pelas histórias bíblicas. Há mil possibilidades de alcançar as crianças, por intermédio das escolas, igrejas ou famílias”, vislumbra Lois Irene Broughton, coordenadora do Instituto Expressão Surda
   Sem dúvida é uma iniciativa louvável, mas o que se pergunta é: " Por que não há projeto de Bíblias em Libras disponível para o público adulto evangélico?" O que existe são iniciativas isoladas de ministérios que capacitam pessoas para lidar com os Surdos. E em número bem reduzido.
    Os Testemunhas de Jeová são pioneiros no Brasil na edição da Bíblia em Libras. A iniciativa garante fácil acesso a comunidade Surda que pretende estudar as Escrituras. Os Adventistas também vêm investindo constantemente na evangelizadão dos surdos, mas o mercado editorial evangélico ainda não despertou para essa realidade.

Marcos 16:15 – ” E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. Assim, poderemos ver cumprida a promessa encontrada no livro do Profeta Isaías: ” Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro” Isaías 29:18
   As referências Bíblicas sobre surdez e cegueira encontram-se em forma literal e figurada. Dizem respeito a deficientes de fato, mas também a pessoas fisicamente perfeitas com surdez e cegueira espiritual. Contudo, em meio a algumas pessoas é tratar surdos e cegos como doentes que precisam ser curados. É claro que Jesus cura, Ele veio para transformar o homem por completo, todavia não é mister ignorar as limitações humanas. 
   Deve ser objetivo da igreja do Senhor:
  • Alcançar o surdo com Evangelho, capacitando-o para o relacionamento com Cristo, como Salvador e Senhor,
  • Capacitar as igrejas para a promoção da inclusão social do surdo na família, na própria igreja e na sociedade.
  •  Levantar líderes multiplicadores para a expansão deste ministério.
  • Capacitar liderança formadora de discípulos, conforme a ordem deixada por Jesus em Mateus 28.19 e 20.
  • Levar o povo de Deus no Brasil ao conhecimento dos surdos, de sua língua e cultura e respeitá-los.
  • Despertar a igreja, de uma forma geral, para assumir o compromisso de orar e se envolver na evangelização dos surdos e nos ministérios que têm sido desenvolvidos.
 Os Surdos tem todo direito de experimentar a Alegria de conhecer o seu Criador!
Fonte:

Por Rafaela Barbosa
E disse-lhes: Ide por
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

0 comentários: