Sobre mim

Minha foto
Jovens Adoradores
Caucaia, Ceará, Brazil
Somos jovens adoradores e colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, seguindo Seu caminho conforme Sua vontade em nós!!!
Ver meu perfil completo

Seguidores

Nosso Arquivo

Blog Archive

Translate

Visualizações

domingo, 24 de março de 2013

Dinâmica para Jovens Cristãos

Olá, amados! Vou deixar uma dica de brincadeira para grupos de jovens cristãos. Fiz com os jovens de minha igreja na última gincana, em um ensaio do conjunto. Era uma das tarefas organizar um momento diferente após os ensaios e sempre fazíamos uma dinâmica, além da palavra.

E essa é uma mistura de outras dinâmicas que já vi, mas tem um significado mais elaborado. Espero que gostem.


Desbravando terras desconhecidas



Você irá precisar de:
  • 1 venda para os olhos
  • Algumas Cadeiras
  • 4 participantes
  • 1 cronômetro

Como fazer:

Coloque as cadeiras deitadas no chão como obstáculos, criando um percurso com saída e linha de chegada. Convide os participantes para uma pequena competição de quem faz em menos tempo. Coloque a venda no primeiro participante, gire até que fique desorientado e marque o tempo que ele leva para percorrer a trilha, com todos em total silêncio. É fundamental que a platéia não faça nenhum ruído. Com o segundo participante você deverá fazer o mesmo, porém deixe a plateia ajudar. Com a desculpa de que o participante anterior demorou muito ou se esbarrou nos obstáculos, peça para que todos tentem orientar o segundo participante de uma vez só e apenas com palavras, sem tocar nele. Com o terceiro competidor você deverá fazer o mesmo, porém combine em segredo com o quarto participante para que ele segure na mão do terceiro competidor assim que a contagem começar, para que o leve em menos tempo até a linha de chegada. Não deixe a plateia desconfiar do que irá fazer o quarto participante, é fundamental que ele seja um fator surpresa na brincadeira.

A Lição de Moral:

A vida é como desbravar terras desconhecidas a cada passo, a cada dia, a cada fase. O futuro é algo desconhecido, só descobrimos na medida em que ele se torna presente. É como se andássemos vendados, não sabemos o que nos espera mais à frente, só podemos ver uma coisa de cada vez. Diante dessa realidade podemos fazer várias escolhas.

Existem aqueles que escolhem viver por si mesmos, sem ajuda de  ninguém. Eles acham que se garantem, colocando sua confiança em si. Como estão vendados, uma hora ou outra acabam indo por caminhos errados, vagam perdidos, tropeçam e caem. Esses vivem quebrando a cara. Pode ser até que cheguem em algum lugar, mas não sem antes sofrerem bastante.

Existem também aquelas pessoas que se confiam em amigos, em familiares. É importante ouvir conselhos, ainda mais vindos de pessoas que já percorreram o caminho daquela fase da vida. Mas não é tão confiável, afinal eles também estão vendados, não conseguem ver além. Muitas vezes são amigos mais perdidos do que você, que te guiam por caminhos até legais a primeira vista, mas que o final é destruição. Esses amigos  não merecem toda sua confiança, segui-los não é a melhor opção.

Mas o que fazer então se andar sozinho é perigoso, se confiar em pessoas vendadas é arriscado?

Calma! Ainda existe uma solução. Existe O amigo em quem você pode confiar de olhos vendados, pois ele não usa vendas. Ele consegue ver muito mais além do que você ver, sabe quais são os melhores caminhos para prosseguir. Tudo o que você precisa fazer é segurar na mão Dele e confiar. Isso não é garantia de que será fácil e de que você não irá tropeçar, mas Ele sempre estará lá para te ajudar. Por mais que te guie por caminhos difíceis que você não compreenda, mas no final você chegará aonde precisa. Então não perca mais tempo tentando andar sozinho ou sendo guiado por pessoas mais perdidas que você. Segura na mão de Deus e vai!

Por Deborah Nascimento

0 comentários: