Sobre mim

Minha foto
Jovens Adoradores
Caucaia, Ceará, Brazil
Somos jovens adoradores e colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, seguindo Seu caminho conforme Sua vontade em nós!!!
Ver meu perfil completo

Seguidores

Nosso Arquivo

Blog Archive

Translate

Visualizações

quarta-feira, 27 de março de 2013

Deve um Cristão Ouvir Música Secular?




Se um Cristão deve ou não escutar música secular é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Há vários músicos seculares que são imensamente talentosos.
Música secular pode ser bastante divertida. Há muitas músicas seculares que têm melodias atrativas, conselhos bons e mensagens positivas.
Ao determinar se um Cristão deve ou não escutar música secular, há alguns fatores que devemos considerar:
(1) a fonte
(2) o propósito da música,
(3) o estilo de música e
(4) o conteúdo da letra.
A FONTE: Quem está na carne não pode agradar a DEUS. Rm 8.8
E é interessante essa questão. Porque se pensarmos bem, a música do mundo exalta o nosso “eu“ e a cristã exalta Deus.
Quem estamos alimentando?
O Espírito ou a carne?
Música do mundo é para o mundo, não para DEUS. Todo louvor deve ser de adoração ao Todo Poderoso JESUS. Temos consciência de que nem todas as músicas mundanas parece que nos farão mal ou nos induzirão a pecar, mas hoje em dia já possuímos um bom material musical cristão. Porque não valorizar os nossos músicos profissionais, os nossos professores de música, os nossos arranjadores, os nossos produtores, os nossos cantores que são tão bons quanto os do mundo?
A verdade é que temos que aprender a valorizar o que Deus tem nos dado!
A Bíblia diz que “tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém”.
Todas as músicas nos são lícitas, mas nem todas nos convêm e nem todas nos edificarão.

O PROPÓSITO: Ao falar sobre o propósito da música secular, todo o cuidado é pouco.
É necessário entender a tradução (se for em outra língua), cuidar com expressões que possuem duplos sentidos (Ex: grupos de pagode e funk que tendem a ironizar as suas letras), entender que propósito o autor têm para determinada música (Ex: músicas sertanejas que tendem a relembrar antigos casos extraconjugais, traições, etc)…
Todos estes itens devem ser levados em conta. Mas as vezes não sabemos de tudo que há por trás dessas músicas.
Não podemos dizer a você o que você deve ou não escutar, pois temos o livre arbítrio.
Mas vamos refletir um pouco…
-Todos prestarão contas individualmente diante de Deus pelos seus atos e palavras. E sabendo que não trará edificação e nem chamará a atenção de Deus, pois a palavra declara que Deus habita em meio aos louvores porque escutar essas músicas?
-Não há como sentir Deus numa música mundana e também não estaremos agradando ao Senhor pois,  “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. 1 Jo 2.15
-Além disso, músicas seculares podem ter mensagens subliminares ou consagrações satânicas.
Salmos 22,3 diz: “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.
-Se você ainda tiver dúvida e quiser saber se deve ou não deve escutar, basta apenas se perguntar: Jesus escutaria essa música secular ou do mundo?(ah, mas nós não somos Jesus! – Efésios 5:1 diz “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”; 1 Coríntios 11:1 – Paulo diz: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”).
-O próprio nome diz “Música do mundo ou música secular”. Mas Deus é o único digno de louvor. Que cada som, que cada palavra que sair da sua boca seja agradável ao nosso Deus.
-Ore ao Senhor sobre cada dúvida.
-Busque o que te traz edificação e não o que fala sobre as coisas do mundo.
-Gosto muito do Salmo 19.14 – “… que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis a Ti, Deus meu”. Como cristão temos que viver preocupados em como agradar à Deus, esse tem que ser o nosso objetivo principal neste mundo.
-Uma pessoa cheia do Espírito Santo de Deus jamais ouvirá músicas inspiradas por Satanás.
O livro de Efésios nos fala que há um espírito que atua sobre os filhos da desobediência, que é chamado o príncipe da potestade do ar (Efésios 2). Se nós estamos em Cristo e somos inspirados pelo Espírito Santo de Deus para o adorar e fazer louvores de adoração,você acha que tais pessoas do mundo são inspiradas por quem?
-Provérbios 4,23 diz “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”. Os ouvidos são portas de entrada para o coração. E se você encher de coisas mundanas? Como ficará?
-Na bíblia diz: “Pode da mesma fonte jorrar água doce e água amarga ao mesmo tempo”?
-VAMOS POLEMIZAR MAIS UM POUQUINHO.
Por exemplo, MOKA! A MAJESTADE O SABIÁ é uma música de raiz, certo!!
PORÉM EM SUA LETRA DIZ:
“TÔ INDO AGORA TOMAR BANHO DE CASCATAS, QUERO MAIS ENTRAR NAS MATAS, ONDE OXÓSSE É O DEUS”.
Ou para aqueles que gostam de AXÉ tenho algumas por ex.: “PRA QUEM MORA LÁ NO MORRO PRA QUEM VIVE NAS ENCOSTAS ONDE O DIABO FAZ FOGO, PRA ONDE DEUS VIROU AS COSTAS” Ou pra quem curte uma MPB CLÁSSICA vai uma da GAL COSTA “LUA DE MEL EU TÔ NADANDO NO PEDAÇO DE CÉU COMO O DIABO GOSTA” A pergunta é, ONDE É O CÉU DO DIABO? QUEM É O DEUS DAS MATAS? OU DEUS VIRA AS COSTAS PARA ALGUÉM? E MESMO QUE A LETRA DIGA COISAS BOAS A MAIORIA DESSES CANTORES SÃO IDÓLATRAS, SERVEM A FALSOS DEUSES OU FAZEM PACTOS PARA TER SUCESSO.
-Alguns versículos:
Romanos 8,5-9
 “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.
Filipenses: 4,8-9
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”.
-O homem é feito para adorar. O homem é essencialmente uma criatura de adoração.
Isto é parte da sua natureza. Sua escolha não é onde ou quando ele vai adorar, mas quem ele vai adorar.

Na Bíblia, Deus ordena a sua adoração.
Ele não compartilhará adoração com ninguém ou qualquer outra coisa.
Quando o Diabo tentou Jesus no deserto ele disse:
“Todos os reinos do mundo eu te darei se prostrado me adorares”, Jesus respondeu a ele: “pois está escrito, só o Senhor Deus adorarás, e só a Ele servirás (Mt 4:10).” Isso ilustra o grande princípio de adoração.
O que seja que adoremos, terminaremos servindo.
Quanto mais adoramos alguém ou alguma coisa, maior compromisso teremos, e mais semelhantes ficaremos com o que adoramos (Sl 115).
  • Adorar é uma decisão final.
  • Não podemos mudar nossa natureza.
  • Nossa natureza nos manda adorar alguma coisa
  • Nossa escolha é adoraremos Deus ou alguma coisa mais?
No decorrer do tempo o homem tem adorado ídolos de madeira, desejos físicos, dinheiro e posses, artistas, líderes políticos e falsas religiões.
Me admiro uma pessoa que se diz cristã, ser fã de um artista mundano e ai de quem falar mal do fulano!!!
Toda falsa adoração é ditada e controlada por Satanás.
Então, quando adoramos errado, estamos adorando Satanás.
-A mulher do poço em João 4, é um exemplo clássico de como ou onde adorar.
A atenção de Jesus não estava em condenar os procedimentos da mulher, mas sim satisfazer a necessidade de seu espírito de adorar verdadeiramente (João 4:23).
É espantoso o fato de que Deus procura adoradores. Com certeza o olhar Dele está fixo em todos nós. Será que ele poderá encontrar em pessoas que escutam qualquer coisa, verdadeiros adoradores?
-Já é um fato provado que qualquer coisa que alguém deixe ocupar sua mente vai mais cedo ou mais tarde determinar sua linguagem e comportamento.
Esse é o princípio por trás de Filipenses 4:8 e Colossenses 3:2-5: estabelecer pensamentos que agradam a Deus. 2 Coríntios 10:5 diz que devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. Essas passagens deixam bem claro a que tipo de música não devemos escutar.
-O fato de que Deus poder ser adorado é uma grande oportunidade para nós.
-É claro que o melhor tipo de música que devemos escutar é aquela que adora e glorifica a Deus.
-Há vários músicos Cristãos talentosos em quase todo tipo de música, de clássica, ao rock, ao rap, ao reggae. Não há nada de errado com qualquer estilo de música.
É a letra e a procedência que determina se uma canção é aceitável ou não.
-No entanto, se um estilo de música secular, seja o ritmo ou a letra, causa você a se envolver em algo que não glorifique a Deus, então deve ser evitado.
Quanto a ser sincero, quem tem a mente de Cristo, NÃO OUVE MÚSICA MUNDANA OU SECULAR.  E NÃO EXISTE COMPLICAÇÃO NISSO NÃO, O QUE PRECISA EXISTIR É CERTEZA DO QUE SE É OU NÃO É.
DEUS PROCURA CRISTÃOS DE VERDADE QUE ESCOLHEM FAZER A DIFERENÇA E QUE NÃO SE CONFORMAM, ISTO É NÃO TOMAM A FORMA DO MUNDO. SE DECIDA E FAÇA PARTE DESTA GERAÇÃO DO AVIVAMENTO QUE DEUS ESTÁ LEVANTANDO NESTA ÚLTIMA HORA!

Fonte: Igreja Geração do Avivamento.

MichelPlatiny =)

6 comentários:

JARBAS FERNANDO disse...

Muito obrigado.

Unknown disse...

Muito bom tudo que vc disse esclareceu muitas coisas para mim..

Unknown disse...

Muito obrigado
Saiu toda aquela dúvida
Que eu tinha
Eu já não escutava música mundana agora menos!!

Unknown disse...

Muito obrigado
Saiu toda aquela dúvida
Que eu tinha
Eu já não escutava música mundana agora menos!!

Unknown disse...

Precisamos purifica nossos ouvidas pra ouvir e interpreta os sinais do autismo❤

Nety disse...

Sou cristã e as vezes escuto musicas seculares...mas sempre observo o conteúdo das mesmas.
Existem musicas seculares saudáveis,mas compreendo q muitas são totalmente vazias e que não edificam...assim tbem como algumas gospel que existem por aí com muita motivação errada!
Temos que vigiar!